Gerenciar sua empresa é uma tarefa que exige conhecimento, dedicação, planejamento e organização para que nada saia fora do controle. Para que sua empreitada não seja arriscada alguns cuidados devem ser tomados para prevenir quaisquer deslizes, por isso separamos alguns tópicos a qual você deve dar atenção a sua empresa.
Como você cuida de suas finanças? Planilhas? Cadernetas? Sistema de gestão?
Existem inúmeras possibilidades para estar atento ao fluxo de caixa de sua empresa. É imprensindível controlar tudo o que é vendido, comprado, o que se tem em caixa, além de deixar dinheiro separado para seus custos fixos e variáveis.
A saúde de uma empresa depende da forma como você organiza suas finanças para repor estoque, pagar colaboradores, comprar materiais, manter sua empresa em dia com os orgãos, manter as depesas organizacionais, entre outras atividades rotineiras.
Para que você controle bem suas finanças, compartilharemos algumas dicas:
• Através de extrato bancário, notas, cupons fiscais e qualquer forma de comprovante, organize estes dados para definir suas entradas e saídas;
• Em seguida, analise o que você possui de prioridade e corte os custos. Agora é o momento para uma reforma? Trocar equipamentos? Ter um profissional de limpeza diariamente? Ou, eu posso fazer alguns reparos, fazer manutenção nos equipamentos que já possuo e contar com uma profissional da limpeza 2x por semana? Pense e analise!
• Antes de decidir, compare! As vezes pela pressa de realizar determinada atividade, optamos por comprar de uma empresa X e acabamos não pesquisando ou pedindo indicações de um fornecedor mais em conta. Por mais que essa dica pareça desnecessária, muitos empreendedores gastam mais pelo fato de não pesquisar.
Outro fator que exige muito cuidado e que alguns empreendedores acabam não gerenciando corretamente. Ter conhecimento de tudo o que você possui armazenado, tendo em vista os produtos que mais tem saída, mercadorias que ficam encalhadas, validades, custo de produção e venda, quais corredores se encontram, entre inúmeras responsabilidades que envolvem o controle de estoque é de suma importância para tomada de decisões e para seu planejamento financeiro. Quem controla com sabedoria o que dispõe, não perde dinheiro e gera oportunidades. Um sistema ERP é ideal para a otimização destes processos com mais agilidade e segurança;
Alguns pontos para começar a gerir seu estoque:
• Faça uma breve pesquisa e analise com seus colaboradores os produtos que possuem mais e menos saída;
• Faça ou encarregue alguém para fazer a contagem dos produtos ou materiais estocados e deixe anotado este número para uma análise;
• Organize seu estoque, separe os produtos por tipo, categoria, ordem de validade e registre a localização de cada ítem. É um tanto quanto trabalhoso, porém necessário!
• Com as informações em mãos é hora de analisar os resultados. O produto Y é o que possui menos saída, porque? O que posso fazer para vendê-lo? Promoções? Mudar sua comunicação, apresentando outros benefícios? Organizar demonstrações em locais? Fazer parcerias para aumentar as vendas deste produto? Faça suas análises e testes!
Emitir notas ao fisco, é algo obrigatório para que os empreendedores fiquem em dia com o governo. Muito tem se falado sobre o desuso do emissor gratuito de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), por isso desenvolvemos o ebook: “Como um sistema de gestão pode ajudar na emissão da NF-e?” para que você tome conhecimento como proceder com a extinção desta ferramenta
Como sua empresa lida com os contatos que recebe e os que já se tornaram clientes?
Quando iniciamos um relacionamento é importante conservá-lo, para que o laço não se rompa. Um cliente sempre busca inovações para complementar o que tem, mantê-lo informado de novas funcionalidades e ofertar novos produtos é algo positivo. Um lead que chegou até sua empresa deve ser trabalhado de forma que sinta-se seguro em adquirir o que você tem a oferecer.
Os sistemas ERP oferecem o CRM, para registrar dados e informações que serão necessárias e eficazes a um próximo contato com seus leads e clientes.
Para gerir bem seus contatos, você pode:
• Estar em contato. Não que você deva ligar toda semana, mas efetuar um trabalho de pós-vendas com seus clientes é de suma importância para identificar novas oportunidades e se colocar a disposição.
• Não ataque o seu lead se identificar que ele ainda não está pronto.Ficar insistindo quando o seu contato ainda não está confiante para adquirir seu produto pode deixar a imagem de um vendedor inoportuno e desencadear na perda da venda.
• Enviar e-mail marketing periódicos, saudando o lead/cliente e ofertando soluções que remetem ao seu negócio e podem ajudá-lo é uma forma de fidelização.
Essas foram algumas dicas para implantar ou aprimorar sua forma de fazer negócio.
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