HOME | SEJA UM PARCEIRO CDI | SOLICITE UMA DILIGÊNCIA | SISREDE

Artigos / Notícias


Voltar para todos artigos

Desafios da Advocacia Brasileira

17 de novembro de 2016
Autor: Bruna Silvestrin, Relações Institucionais - CDI

 

O crescente número de processos judiciais em tramitação, o crescimento capilarizado das empresas, nos mais de 5 mil municípios do país e, o momento de crise econômica trouxeram novos desafios a advocacia Brasileira. No ano de 2015, foram recebidas 2,6 milhões de ações de processos trabalhistas, número recorde de demanda em toda a história do direito do trabalho nascido em 1941.  Em 2016, O número de pedidos de recuperação judicial por empresas bateu recorde no primeiro bimestre.

 

Diante esta nova realidade, coube aos advogados, readaptar e modernizar o seu modo de atuação para continuar atendendo aos seus clientes com a mesma qualidade e expertise do trabalhando que já vinha sendo desempenhado, afim de evitar que o aumento do número de processos judiciais viesse a acarretar no prejuízo do exercício da advocacia e, consequentemente em prejuízo aos clientes. Para satisfazer as novas necessidades impostas nasceram duas novas figuras, o advogado correspondente e os serviços de logística jurídica. 

 

O advogado correspondente, consiste no profissional que não tem contato direto com o cliente, mas pode prestar serviços de apoio em outras cidades ou estados, através do auxílio no acompanhamento de processos, poderá efetuar cópias, atuar em audiências, realizar serviços administrativos, protocolar petições entre outras atividades locais. Todavia, é importante conhecer bem o perfil do correspondente e a sua preocupação em exercer um bom serviço, pois do contrário, a contratação de um profissional pouco qualificado, pode acarretar em perdas irreversíveis.

 

A elaboração de uma estrutura organizada de logística, eficiente e de resultado, tem sido o fator decisivo no sucesso de muitas ações judiciais. Escritórios que atuam com grandes empresas e, também, as grandes empresas, que possuem filiais em vários Estados, têm, cada vez mais, contratado os serviços de apoio jurídico, de escritórios que contam com uma vasta rede de Advogados Parceiros Correspondentes periodicamente treinados para a realização de toda a atividade de auxílio jurídico, afim de garantir segurança e agilidade na resolução de conflitos.

 

Dessa forma, os serviços de logística e os advogados correspondentes passaram a exercer um papel fundamental na ponta da operação. Estes profissionais ganharam maior evidência no mercado com o aumento das contratações fazendo com que o serviço se tornasse mais valorizado por trazer maior celeridade aos casos, assegurar o exercício da boa advocacia forense e, ainda, responder ao novo desafio proposto na área. Por tanto, contar com o auxílio diferenciado desta nova classe de advogados e os serviços de logística jurídica, pode fazer a diferença na entrega de soluções com qualidade, agilidade e eficiência.

 

Bruna Silvestrin

Relações Institucionais CDI - Central de Diligências

    

Comentarios Adicionar comentario

PÁGINA(S):