HOME | SEJA UM PARCEIRO CDI | SOLICITE UMA DILIGÊNCIA | SISREDE

Artigos / Notícias


Voltar para todos artigos

Processo Judicial Eletrônico (PJe) tem novo site

25 de julho de 2017
Autor: TJPE, TJPE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) desenvolveu um novo site sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe). A nova plataforma tem o objetivo de atender a necessidade de informações de cidadãos, advogados, promotores, procuradores, defensores públicos, magistrados e servidores sobre a implantação e uso do sistema de forma eficiente e prática.

Em sua primeira tela, o site do PJe dá acesso ao sistema usado no 1º e 2 graus e oferece um menu de acesso rápido com os links mais consultados por cidadãos e advogados, como a página "Órgãos Julgadores com PJe", que informa quais unidades já usam o PJe de forma facultativa e quais estão utilizando o sistema de forma obrigatória. Caso haja dúvidas, o público pode entrar em contato na seção "Fale Conosco" e fazer perguntas. As "Perguntas mais frequentes" já estão respondidas na seção correspondente.

Também é possível consultar outros itens essenciais para os usuários, como as páginas "Manuais e Orientações", com material didático sobre o sistema, e "Pré-Requisitos do PJe", que informa os requisitos mínimos exigidos para que o software funcione. Para realizar todas as ações no PJe, os advogados necessitarão de certificado digital. Por isso, esse público vai precisar de um programa administrador de certificado, como está sendo informado no novo site.

Atualmente, o Judiciário pernambucano ocupa o primeiro lugar no uso do novo sistema entre os tribunais de justiça estaduais segundo notícia divulgada pelo CNJ. O TJPE possui, hoje, 370 mil ações tramitando no PJe. Em todo o Brasil, 5,274 milhões de processos tramitam no PJe em 2.377 órgãos julgadores, proporcionando mais economia aos tribunais, além de conferir celeridade e transparência aos julgamentos.

"O PJe constitui um avanço no que pertine à celeridade e à segurança na prestação jurisdicional, com evidente redução de despesas. Um sistema que garante acesso à Justiça 24 horas por dia e padroniza procedimentos, pois é utilizado em todo o país. Por tudo isso, aperfeiçoar o PJe é de extrema importância para o TJPE, na sua busca incessante por oferecer um serviço cada vez mais eficiente e próximo do cidadão", destaca o presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves.

O coordenador do Comitê Gestor do PJe no Judiciário Pernambuco, desembargador Fábio Eugênio de Oliveira Lima, reafirma o compromisso do Tribunal em melhorar a experiência do usuário com o novo site do sistema. "Estamos à disposição para ouvir as demandas dos usuários, que sem dúvida contribuem com nosso trabalho de aperfeiçoamento do PJe."

Comentarios Adicionar comentario

PÁGINA(S):