HOME | SEJA UM PARCEIRO CDI | SOLICITE UMA DILIGÊNCIA | SISREDE

Artigos / Notícias


Voltar para todos artigos

Semana Nacional da Conciliação começa nesta segunda-feira

27 de novembro de 2017
Autor: TJRS, TJRS

Mais de 1300 audiências estão agendadas junto aos 35 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) da Justiça estadual do RS. Somente em Porto Alegre, o CEJUSC de 1º Grau realizará três audiências de conciliação a cada hora. No de 2º Grau, estão agendadas ao todo 130. Além dos CEJUSCs, cada vara do Estado agendou suas próprias audiências na semana de conciliação. 

 
Mobilização dos tribunais brasileiros para solucionar conflitos de forma pacífica e rápida, a Semana Nacional da Conciliação será realizada entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. O mutirão nacional organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem como objetivo encerrar milhares de processos judiciais por meio da conciliação e permitir que a sociedade consiga solucionar o maior número de conflitos possível de maneira pacífica, segura e célere.
Independentemente da realização da Semana Nacional, Interessados em conciliar podem a qualquer momento buscar informações em um dos 35 CEJUSCs em atividade no Estado (confira abaixo), ou no Foro da sua Comarca.

 
Política nacional
A conciliação é orientada pela Resolução CNJ n° 125/2010, que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário. A solução de conflitos pela via da conciliação dispensa a atuação imediata de advogados e do juiz, que apenas valida formalmente os acordos negociados entre as partes.

 
Dados do Conselho Nacional de Justiça apontam que, desde 2006, quando o evento foi realizado pela primeira vez, já foram realizadas mais de 2 milhões de audiências, alcançando cerca de R$ 10 bilhões em valores homologados. 

 
CEJUSCs
Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 35 CEJUSCs. Confira a relação no link a seguir:http://www.tjrs.jus.br/site/processos/conciliacao/nucleo.html

 

Conciliação

Para saber mais sobre a conciliação, acesse: http://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/conciliacao-e-mediacao-portal-da-conciliacao.

Comentarios Adicionar comentario

PÁGINA(S):