HOME | SEJA UM PARCEIRO CDI | SOLICITE UMA DILIGÊNCIA | SISREDE

Artigos / Notícias


Voltar para todos artigos

Tempo de fazer o bem

18 de dezembro de 2018
Autor: Dulce Emidio - Coordenadora CDI, Dulce Emidio - Coordenadora CDI

 

O trabalho voluntário está em um momento de grande evidência. Com as redes, ações sociais são cada vez mais potencializadas e alcançam muito mais pessoas. Favorecem a divulgação de boas iniciativas e das necessidades de quem precisa de auxílio, gerando oportunidades de ajudar e ser ajudado.

 Nesta época, com as reflexões que o fechamento de ano trazem, é um ótimo momento para as empresas organizarem ações sociais. A ajuda ao próximo envolve as organizações e todos os seus colaboradores em sentimentos muito positivos, recarregando os colaboradores para o início de um novo período com motivação, engajamento e valores.

 Fazer o bem só faz bem. Envolve as pessoas de uma forma diferenciada da rotina de trabalho, permitindo conhecer o lado humano de cada um e quebrando barreiras. Além do bem-estar emocional, essas ações desenvolvem capacidades de relacionamento e empatia. Colocam o voluntário no lugar do outro e nos possibilita lidar com realidades distintas.

 Para o sucesso de uma ação social, é fundamental a escolha de uma instituição séria e com credibilidade. E, também, ter a ciência sobre a forma que a ajuda se dará: pode ser financeira, material, técnica, profissional, psicológica ou emocional.

 Muitos preferem não se envolver pessoalmente, pois acreditam não ter capacidade de lidar com o sofrimento alheio. Há, de fato, dificuldades envolvidas e até algumas frustrações. Muitas vezes se quer fazer mais do que se pode, mas é preciso considerar que, para quem recebe, pouco pode ser muito significativo – e fazer uma enorme diferença.

 Auxiliar o próximo é uma via de mão dupla. Traz proteção, esperança e amparo a quem recebe a ajuda. E gera alegria e satisfação para quem promove a ação. Um alento para a própria alma. E em uma empresa, esse sentimento é multiplicado por todos os colaboradores. Neste final de ano, invista em ações sociais. Uma iniciativa ideal para esta época e para todos os dias. Fazer o bem é transformador!

 

Comentarios Adicionar comentario

PÁGINA(S):